Back to All Events

Alexandre Chiavegatto Filho e Fernando Cardoso Pereira

  • CIC 1 Broadway Cambridge, MA, 02142 United States (map)

Oi pessoal!

O PUB Boston de Abril está chegando e muita coisa boa vem por aí. Não perca!

  • Teremos duas palestras incríveis: o Alexandre Chiavegatto (USP) falará sobre Inteligência Artificial em Saúde e o musicólogo Fernando Cardoso Pereira (BU) falará sobre geometria, poética e composição musical medievais. Mais informações abaixo.

  • Novamente, a MLS está oferecendo gratuitamente um teste de proficiência de Inglês em diversos aspectos (similar ao TOEFL) para você saber no que ainda pode melhorar. Interessados, preencher aqui.

  • Vamos comemorar a Páscoa. Teremos sorteio de ovos de chocolate para quem se inscrever até na quarta-feira, dia 24 de Abril.

  • Nosso site agora é seguro para doações. A entrada no evento é gratuita, mas pedimos uma doação para cobrir os custos do evento. A doação pode ser feita aqui pelo site, pelo Venmo (617 318 8685), ou em cash na hora do evento.

  • Pedimos que se inscreva com antecedência para que possamos planejar os comes e bebes.


Inscreva-se aqui.

Agenda

6.30pm - Recepção, Networking e Música

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

 

Alexandre Chiavegatto Filho - Inteligência artificial em saúde: perspectivas para os próximos anos

Alexandre possui graduação em Economia pela FEA/USP, doutorado direto em Saúde Pública pela FSP/USP e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É Professor Livre Docente do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatísticas de saúde e machine learning. Atuou como professor convidado (2016) e pesquisador visitante (2017) na Universidade de Harvard. Atualmente é o Pesquisador Principal de pesquisas financiadas pela FAPESP, CNPq e Fundação Lemann. Em 2015-2016 foi responsável pelo curso online Big Data em Saúde no Brasil da parceria USP-Coursera, que teve mais de 8.500 alunos matriculados e representantes de todos os Estados brasileiros. É o diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP. Tem experiência em pesquisas na área de saúde pública, com ênfase em machine learning em saúde.

 

Fernando Cardoso Pereira - Geometria, poética e composição musical medievais: a seção áurea como eixo estrutural em um moteto de Philippe de Vitry

Fernando é músico erudito desde a infância, mas dedicou-se à ciência até tornar-se doutor em Química Orgânica pela USP-SP. Neste período, foi também tecladista de várias bandas em São Paulo, incluindo um tributo ao Yes. Ao iniciar estudos ao cravo, e ser convidado a integrar as notórias bandas "Violeta de Outono" e "Som Nosso de Cada Dia", Fernando decidiu revisar sua carreira, abdicando da ciência e formando-se em Música pela FAAM. Além de sua considerável discografia popular (sete álbuns e três DVD's), atuou como cravista em três álbuns da "Orquestra Arte Barroca", participando de turnês nacionais com os três grupos. Foi solista ao cravo frente à Orquestra de Câmara da USP e à Camerata FAAM e realizou concertos solo ao órgão, cravo ou piano. Em seu retorno à academia, titulou-se doutor em Musicologia Histórica pela UNESP, e junto a outros musicólogos criou o grupo "FICTA", especializado em performance de música antiga. Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, é atualmente pós-doutorando (CAPES) na Boston University, onde analisa o desenvolvimento de processos composicionais em música polifônica medieval e renascentista.

Philippe de Vitry (1291-1361) foi um intelectual francês, bispo e diplomata que atuou na corte de Filipe VI. Também poeta, matemático e músico, sua poesia foi exaltada por Petrarca, enquanto que Oresme chegou a compará-lo a Pitágoras. Sua obra remanescente é constituída pelo tratado Ars nova, onde se utiliza da matemática para expandir os domínios da rítmica musical com base em um sistema de proporcionalidade, e por motetos, peças para três ou mais vozes, de caráter sacro e textos múltiplos. Nesta comunicação, será apresentada a análise de seu moteto "Vos quid admiramini / Gratissima", onde foram identificadas diversas seções áureas estruturando as ligações entre texto e música.

 

Agradecemos os nossos apoiadores: Scibr Foundation, Consulado Geral do Brasil em Boston e MLS. A MLS ajuda a comunidade internacional de Boston a aperfeiçoar a língua inglesa e atingir suas metas acadêmicas, profissionais e de comunicação diária.

Qualquer dúvida, escreva para pubboston@scibr.org

Esperamos você! Até lá!

 

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB Boston

Earlier Event: March 29
Rebecca Ortiz e Washington Fajardo
Later Event: May 31
Heloísa Alves e Hudson Mendonça