Geisla Soares, Eduardo Siqueira, Atila Lamarino

  • Harvard School of Public Health 677 Huntington Avenue Boston, MA, 02115 United States

Desenvolvimento de um modelo complexo de biofilme subgengival – Geisla Soares
Projeto Transnacional Brasileiro na UMass Boston – Eduardo Siqueira
Engajando o interesse de brasileiros em ciência – Atila Lamarino

Registre-se Aqui

Data: 25 de Julho, 2014, sexta-feira, às 6:30PM

Local:
Harvard School of Public Health – HSPH
Kresge Building 3, sala G-1.
677 Huntington Avenue, Boston.
Zip code 02115

http://www.hsph.harvard.edu/about/files/2012/08/Longwood_Campus.pdf

Apoio:
Consulado-Geral do Brasil em Boston
Harvard School of Public Health – Nutrition Department

Obs.: A ocupação máxima é de 180 (cento e oitenta) participantes.

Atenção: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de documento com foto.

Nota 1: Será servido lanche.

Nota 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa, pois será enviado um e-mail individual de confirmação (devido à limitação de espaço).

Programação:

6h30 às 7h00 – Recepção dos pesquisadores

7h00 às 7h30 – Desenvolvimento de um modelo complexo de biofilme subgengival
Geisla Soares

O objetivo de se desenvolver um modelo in vitro do biofilme subgengival surgiu a partir dos resultados do estudo clínico desenvolvido durante seu mestrado e doutorado. Busca-se entender a ação de terapias antibióticas no biofilme subgengival. Para isso, era preciso um modelo mais complexo do que os já existentes. Foi desenvolvido um modelo inicial de biofilme in vitro e as perguntas se multiplicaram sobre organização, estrutura, variáveis e diferenças entre cada indivíduo. Isso levou a mais 2 anos de trabalho, um modelo complexo e estável, muitas respostas e mais perguntas…

Geisla Soares atualmente é pós-doutoranda em Periodontia pelo Instituto Forsyth. Possui graduação em Odontologia pela UFPR, Doutorado em odontologia com área de concentração em Periodontia pela UnG e Instituto Forsyth.

7h30 às 8h00 – Projeto Transnacional Brasileiro na UMass Boston
Eduardo Siqueira

Serão apresentados os objetivos e resultados do Projeto Transnacional Brasileiro (http://www.umb.edu/gastoninstitute/transnational_brazilian_project) nos últimos 3 anos através das experiências de estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros que estudaram ou estudam na UMass Boston e/ou fizeram doutorado sanduíche na UMass Boston. A experiência deste projeto ilustra para atividades de pesquisa e ensino de caráter transacional, envolvendo instituições universitárias brasileiras.

Eduardo Siqueira é atualmente professor da UMass Boston e coordena o Projeto Transnacional Brasileiro. Possui doutorado em Políticas de Saúde do Trabalhador na UMass Lowell.

8h00 às 8h20 – Coffee break

8h20 às 8h50 – Engajando o interesse de brasileiros em ciência
Atila Lamarino

Brasileiros se dizem muito interessados em ciência, mas nem sempre esse interesse se manifesta em ações. Especialmente no meio online, que depende do consumo ativo de informação. Após anos de divulgação e comunicação de ciência através do ScienceBlogs Brasil e outras iniciativas, começamos um canal no YouTube chamado Nerdologia (https://www.youtube.com/user/nerdologia/). Em menos de um ano de criação, o canal já atingiu quase 725 mil inscritos e 14 milhões de visualizações, e vem demonstrando que podemos cativar o público através do contexto onde falamos sobre ciência.

Atila Lamarino atualmente é pós-doutorando na Yale School of Public Health. Possui graduação em Biologia e Doutorado em Microbiologia.

8h50 Encerramento

Contamos com a sua presença! Registre-se Aqui

Não pode participar presencialmente? Acompanhe nosso hangout online no link: https://plus.google.com/events/c5m7cae2c0depu6tgs2qc4rkec0

Obs.: Em caso de problemas no preenchimento, envie um e-mail para a equipe organizadora (eventos.pesquisadores@gmail.com) com seu nome completo e o problema a ser reportado.