José-Dias do Nascimento, Ana Elisa Bersani e Ricardo da Fonseca

  • Boston Universitu 590 Commonwealth Avenue Boston, MA, 02215 United States

A reunião de março será na Boston University (590 Commonwealth Avenue, Science Building (SCI) 113 –http://bit.ly/BU-SCI)

RSVP Aqui

- Programação:

6:30pm
Chegada dos participantes, avisos

7:00 pm
Das estrelas Gêmeas solares à descoberta dos planetas extrasolares do tipo terra
Por Prof. José-Dias do Nascimento Jr, PhD, Pesquisador Visitante do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics – CfA, Professor do DFTE/UFRN, Brasil

A busca por planetas fora do nosso Sistema Solar constitui um elemento chave que antecede uma das perguntas mais profundas que a humanidade já fez: existe vida em outros lugares do Universo? Neste contexto o estudo das estrelas idênticas ao Sol, as chamadas estrelas Gêmeas solares, revela propriedades e pistas importantes nesta busca. Apresentaremos os últimos resultados de nossa pesquisa aqui no CfA (Harvard University) e desdobramentos futuros.

7:30 pm
Pós-terremoto no Haiti: um olhar etnográfico sobre o impacto e a gestão da catástrofe na região da Grand’Anse
Por Ana Elisa Bersani, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH (Unicamp) e, atualmente, visiting student no MIT Anthropology

O trabalho de pesquisa antropológica ao qual estou envolvida tem o propósito de revelar e problematizar dinâmicas sociais existentes no Haiti que, postas em prática após o terremoto em 12 de janeiro de 2010, tiveram um papel fundamental no sentido de assegurar a manutenção da ordem e a sobrevivência de grande parte dos desabrigados. O trabalho tem como foco mecanismos relacionados às instituições familiares, ao compadrio, a vizinhança e a amizade que revelaram-se de extrema importância na gestão da catástrofe. A reflexão a cerca dessas dinâmicas e das problemáticas envolvidas no contexto de crise serão articuladas através da apresentação do trabalho etnográfico desenvolvido em 2013 na região da Grand’Anse, no Haiti – mais especificamente, a cidade e o entorno de Jérémie.

8:00 pm
A tutela dos grupos vulneráveis e o processo de aperfeiçoamento dos direitos humanos
Por Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador federal desde 2009 no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná), o primeiro juiz cego do Brasil

É doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, especialista e mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 1991. Atuou na ONU para a redação da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, norma que o Brasil ratificou em agosto de 2008. É professor universitário e autor de diversos artigos e do livro “O trabalho da pessoa com deficiência e a lapidação dos direitos humanos”. Membro da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho.
No último 01 de janeiro, Fonseca foi entrevistado pela Globo News (aqui)

Contamos com a sua presença!

Obs.: Em caso de problemas no preenchimento, envie um e-mail para a equipe organizadora (eventos.pesquisadores@gmail.com) com seu nome completo e o problema a ser reportado.

- Apoio:
Department of Romance Studies, Boston University
Consulado-Geral do Brasil em Boston

Obs.: A ocupação máxima é de 100 (cem) participantes.
Nota 1: Serão servidos lanches/aperitivos.
Nota 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa, pois será enviado um e-mail individual de confirmação (devido à limitação de espaço).

RSVP Aqui