Luis Carli & Isabel Meirelles

  • Havana Room 1 Broadway Cambridge, MA, 02142 United States

A cadeira em que sentamos, a sinalização que nos guia, o smartphone que usamos, os websites onde navegamos – é o Design presente nas mais diversas dimensões do nosso cotidiano. E é com grande prazer que, no próximo dia 28 de Abril, o encontro do PUBBoston abrirá seu espaço para discutirmos uma dimensão muito importante desse campo: a representação gráfica da informação. Com a necessidade de filtrar e analisá-la, qual pode ser a contribuição do design para os nossos projetos?

Inscreva-sehttp://bit.ly/PUBBoston042014

Data: 28 de Abril, 2014, segunda-feira, 6:30PM

- Local: Cambridge Innovation Center One Broadway, 5th Floor, Havana room http://g.co/maps/35nkw

- Programação:

6h30 – 7h00 Recepção dos pesquisadores e mini coquetel

7h00 – 7h20 Breve introdução ao PUBBoston-Design + informativos do PUBBoston

7h20 – 7h50 Design para informação: uma introdução a história, teorias e práticas por trás de visualizações de informação efetivas / Isabel Meirelles

Adotado como leitura básica por universidades renomadas, Isabel Meirelles discute em seu mais novo livro as noções básicas para projetos de visualização de informação. Por meio de estudos de caso, os ouvintes serão conduzidos por diversos princípios de estruturas (árvores, redes, linhas temporais, mapas), adquirindo uma compreensão geral sobre visualização de informação. Isabel Meirelles é professora da Northeastern University, onde ministra aulas de design de informação e animação/motion. Interessada na relação entre o pensamento e sua representação visual, suas pesquisas compreendem as dimensões prática e teórica dos fundamentos que definem como a informação pode ser estruturada, representada e comunicada em diferentes tipos de mídia.

7h50 – 8h00 Coffeebreak

8h00 – 8h30 Processos de visualização de dados: usos e aplicações para transformações de dados / Luis Carli

O processo de design de visualização de dados lida com três problemas interrelacionados: a compreensão do domínio do problema, a transformação dos dados, a codificação visual e aplicação de técnicas de interação, e a implementação do código. Nesta palestra, Carli propõe alternativas que facilitam o processo de design, entendendo a visualização de estruturas, tipos e variações de dados como apoio à etapa de transformação de dados. Luis Carli é doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Atualmente trabalha no MIT SENSEable City Lab, onde complementa sua pesquisa sobre processos de visualização de data. Também atua como designer independente, desenvolvendo aplicativos para a web que exploram bancos de dados por meio de gráficos interativos. 8h50 Encerramento Contamos com a sua presença!

8h50 Encerramento

Contamos com a sua presença! Inscreva-sehttp://bit.ly/PUBBoston042014

- Apoio: Consulado-Geral do Brasil em Boston

Obs.: A ocupação máxima é de 100 (cem) participantes.

Nota 1: Serão servidos lanches/aperitivos.

Nota 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa, pois será enviado um e-mail individual de confirmação (devido à limitação de espaço).

Obs.: Em caso de problemas no preenchimento, envie um e-mail para a equipe organizadora (eventos.pesquisadores@gmail.com) com seu nome completo e o problema a ser reportado.