Sep
28
6:30 PM18:30

Cristina Schultz e Patrick Teyssonneyre

Olá pessoal!

Vem aí mais um PUB Boston! No mês de Setembro teremos a presença de Cristina Schultz falando sobre “O que podemos aprender com as mudanças climáticas na Antártica? “ e Patrick Teyssonneyre apresentará sobre "O Triathlon e o Espaço conectados pela Inovação”

Pedimos que se inscreva com antecedência para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita. Sugerimos apenas uma doação cobrir os custos do evento. O valor sugerido é de $6.

Qualquer dúvida, escreva para pubboston@scibr.org

Agenda

PUB Boston

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas



Cristina Schultz é oceanógrafa formada pela USP, com mestrado em meteorologia pelo INPE. Atualmente faz doutorado em oceanografia química num programa conjunto entre o Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) e o Massachusetts Institute of technology (MIT). Sua pesquisa é focada em combinar o uso de dados coletados em cruzeiros oceanográficos e modelos para entender as consequências das mudanças climáticas observadas durante as últimas décadas na química do oceano e no ecossistema marinho em áreas polares (mais especificamente na Península Antártica, no Golfo do Alaska e no Mar de Chukchi).

Patrick Teyssonneyre é um executivo global e investidor anjo, com mais de 18 anos de experiência em diversas frentes de inovação e tecnologia. Engenheiro de Materiais pela UFSCar, com MBA pela FGV-EASP e especializações no IMD, UC Berkeley e Harvard Business School, em 2014 foi reconhecido pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Atualmente está cursando o Sloan Fellows Program no MIT, um MBA de um ano, em período integral, destinado a profissionais experientes que tenham reconhecida capacidade de liderança e desejo de continuar melhorando o mundo.


Nos vemos lá!

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →

Aug
31
6:30 PM18:30

Célia Bianconi e João Ramos

Olá pessoal!

Vem aí mais um PUB Boston! No mês de Agosto teremos a presença da Professora Célia Bianconi (BU) falando sobre a língua portuguesa nos EUA e do João Ramos (MIT) apresentando seus robôs humanoides.

As inscrições já estão abertas. Quem se inscrever até quarta-feira (dia 29) irá concorrer ao sorteio de 2 ingressos para o show do Chico Pinheiro Trio no Scullers Jazz Club.

Pedimos que se inscreva com antecedência para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita. Sugerimos apenas uma doação cobrir os custos do evento. O valor sugerido é de $6.

Qualquer dúvida, escreva para pubboston@scibr.org

Agenda

PUB Boston

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

Célia Bianconi “Trajetórias e estratégias no ensino da Língua Portuguesa nos Estados Unidos”

Célia é professora e coordenadora do programa de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade de Boston (Massachusetts). PhD em Estudos Educacionais, pela Lesley University (Cambridge, Massachusetts). Dr. Bianconi, pesquisadora que tem publicado na área de ensino de PLE nos Estados Unidos, desenvolve atividades pedagógicas eficazes através do desenvolvimento de módulos comunicativos. Tem experiência em treinamento de Professores de PLE financiado pelo Startalk, programa nacional de desenvolvimento professional para professores de línguas críticas. Coautora de Crônicas Brasileiras: a reader, 3a. Edição.

João Ramos “Interfaces homem-máquina e o controle de robôs humanóides através de teleoperação remota”

João completou a graduação e o Mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio em 2010 e 2012. Recentemente terminou o doutorado em Engenharia Mecânica no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde trabalhou com o desenvolvimento de interfaces homem-máquina e o controle de robôs humanóides através de teleoperação remota. Sua pesquisa inclui design e controle de sistemas robóticos com ênfase em integração mecatrônica, design de mecanismos e sistemas de atuação.
 

Nos vemos lá!

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

 

Confira mais informações sobre o show do Chico Pinheiro Trio & Special Guests:

Scullers Jazz Club
Wednesday, September 5th, 8pm

Tickets a partir de U$25.00

View Event →
Jul
27
6:30 PM18:30

Guillermo Infante e João Paulo Lopes

Olá pessoal!

Todos ansiosos por mais um PUB Boston? Como sempre teremos coxinha, brigadeiro, salgadinhos e dois talks bem interessantes. Não perca!

Pedimos que se inscreva até quarta-feira (dia 25) para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita. Sugerimos apenas uma doação cobrir os custos do evento. O valor sugerido é de $6.

Qualquer dúvida, escreva para pubboston@scibr.org

 

Agenda

PUB Boston

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

 

Guillermo Infante “Desmistificando o mercado de investimentos”

Guillermo trabalha na corretora de ações do JPMorgan Chase em Boston. Formado em Economia pela USP, fez mestrado em Finanças pela Harvard Extension School. Atualmente opera na compra e venda de ações de empresas de países da América Latina e da Europa Oriental, Oriente Médio e África (CEEMEA). Já trabalhou em São Paulo, Santiago de Chile e se mudou para os Estados Unidos em 2014.

 

João Paulo Lopes “Racismo e antirracismo na escrita e usos da história”

João é historiador e professor de História no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Se graduou e concluiu o mestrado na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e cursa doutorando pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde pesquisa a escrita da história e a discussão da identidade nacional como fenômeno da luta antirracista do movimento negro em São Paulo durante os anos 1920 e 1930. Seu trabalho vai ao encontro dos novos temas da recente historiografia brasileira e sua renovação desde os anos 2000, no diálogo com as Ciências Sociais e a Teoria literária. É vinculado ao Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais – LEDDES da UERJ. Atualmente é pesquisador visitante na Boston University, vinculado ao Latin American Studies Center da Frederic Pardee School of Global Studies.

Nos vemos lá!

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Jun
29
6:30 PM18:30

Lucas Cassiano, Mariana Tamashiro e Fernando Guastaldi

Olá pessoal!

Verão está chegando e estamos preparando mais um PUB Boston para vocês!

Vamos mudar um pouco e falar sobre tecnologia? Teremos três pesquisadores contando a pesquisa deles nessas áreas.

Pedimos que se inscreva até quarta (dia 27) para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita. Sugerimos apenas uma doação cobrir os custos do evento.

Estamos lançando uma pesquisa para podermos criar reuniões do PUB Boston mais interessantes para todos. Clique aqui para que possamos te conhecer melhor e reponda a nossa survey.

Agenda

PUB Boston

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

Lucas Cassiano “OCA - uma plataforma pra inter-conectar dispositivos em um 'context aware system' para ambientes transformáveis”

Lucas é mestrando no MIT Media Lab, pelo programa de Media, Arts and Sciences. Com pesquisa focada em Design de Human-Computer Interfaces, desenvolvendo conceitos, protótipos e sistemas. O último conceito desenvolvido é chamado “OCA” (do Tupí-guaraní), consiste de uma plataforma para interconectar dispositivos físicos, interfaces e usuários em um ambiente transformável. Criando um sistema que aprende sobre o ambiente e pessoas, podendo se adaptar fisicamente às atividades dos usuários. Webpage: lcassiano.com

Mariana Tamashiro “Kits para Aprendizagem Criativa: materiais de baixo custo visando experiências de aprendizado no ensino público brasileiro”

Mariana atualmente trabalha com designer na Creative Learning Company, fazendo consultoria para a Faber Castell. Formada em Design pela USP, foi estudante visitante no MIT Media Lab, onde desenvolveu o trabalho “Princípios de Design para Aprendizagem Criativa”. Foi guru no Garagem Fab Lab em São Paulo (primeiro Fab Lab independente no Brasil) e está há mais de 8 anos trabalhando com experiências de aprendizado. Seu trabalho tem como intuito criar ferramentas e materiais de baixo custo, focando no ensino público brasileiro para que as crianças construam seus projetos de forma aberta, motivadas pelos seus próprios interesses e sejam encorajadas nas suas expressões pessoais. Webpage: www.marianatamashiro.com.

 

Fernando Guastaldi “A Impressão 3D e a Revolução Industrial 4.0”

Fernando é Cirurgião-Dentista e Pesquisador. Especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (FOA-UNESP). Fez Doutorado Sanduíche na New York University College of Dentistry (New York, NY, USA). Atualmente é Pós-Doutorando na Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) e realiza seu Postdoctoral Research Fellow no Department of Oral and Maxillofacial Surgery, Massachusetts General Hospital (Boston, MA, USA). Fundador e CEO da Startup BioMatTech (São Carlos, SP) que trabalha e pesquisa a utilização da impressão 3D de biomateriais para a reconstrução de defeitos ósseos.

Nos vemos lá! Qualquer dúvida, escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Apr
27
6:30 PM18:30

Maria Helena Macedo, Adam Bahami, Rodrigo Lopes de Barros e Ana Candida Carneiro

Olá pessoal!

Vem aí mais um PUB Boston Cultural!

Nesse encontro de abril teremos arte, música ao vivo, bebidas (cerveja e vinho) e as tradicionais coxinhas!

As inscrições estarão abertas impreterivelmente até quarta (dia 25) para que possamos planejar os comes e bebes.

Desta vez o ticket será $19.00, para cobrirmos os custos do evento.

Agenda

PUB-Boston Cultural

6.00pm – Recepção e Networking

6.30-7:30pm – Apresentações

7:30-8:30 – MPB ao vivo dom Anna Borges e Nando Michelin (Berklee)

8:30pm – Encerramento (Pub after Pub)

 

 

Maria Helena Macedo – Leitura de contos

Maria Helena Macedo nasceu em Curitiba, em 1981. É autora do livro "Contando Azulejos". Entre outros trabalhos, escreveu o texto "Sonnet", publicado no livro "Young Writers" (UK, 1998), a letra da música "Un jour froid", gravada pela banda Tods (Curitiba, 1999); o conto "Romance", publicado no Jornal do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (FDC, 2003), e as publicações online "Inveja" (KDP, 2015) e “Comings and Goings” (KDP, 2015). In 2006, recebeu menção honrosa pelo conto "Cinema" (Editora Shang, Porto Alegre). In 2008, realizou a exposição de textos e fotos "Ayiti Anpil", em Brasilia e Recife, a qual foi repetida em Curitiba, em 2014, na Praça do Ciclista. Em 2016, realizou a exposição de textos, fotos e performances "Irã, Irão", na Casa Paralela, em Curitiba. Escreve periodicamente no blog "mariahelenamacedo.wordpress.com". Maria Helena atualmente integra o Programa de Arts Administration na Boston University (MS) e atua como Vice-Cônsul encarregada do Setor Cultural e Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Boston.

 

Adam Bahami – Lançamento de rabeca de 5 cordas pra música brasileira

Adam Bahrami constroi instrumentos musicais nos EUA e no Brasil, através de paixão pela música brasileira. Viagens diversas pelo Brasil o levou a estudar e tocar violão de 7 cordas, cavaco, rabeca e pandeiro. Logo em seguido, surgiu interesse em entender de onde vem a voz de cada instrumento – como a cultura popular local se mistura com as madeiras e técnicas de construção pra criar um som regional. Juntando experiência da ciência e da música, Adam se dedica a construir instrumentos fieis ao melhor da tradição, sem perder a possibilidade de inovar sonoridades. Especialista na construção de rabeca-- instrumento de cordas friccionadas, parente do violino--, Adam desenvolveu um modelo novo com cinco cordas em colaboração com o luthier Fabio Vanini, construtor da famosa rabeca do mestre de cavalo marinho Luiz Paixão. Com a corda extra, o modelo de 5 cordas pretende juntar afinações do nordeste e sudeste num instrumento só, e abrir acesso a mais tons usando cordas soltas. A rabeca de 5 cordas, apesar de ser aplaudida pelos instrumentistas mais aventurosos, não tem sido aceita por alguns rabequeiros, gerando uma discussão produtiva sobre a evolução de tradição e a identidade do próprio luthier.

 

Rodrigo Lopes de Barros – Leitura de contos

Rodrigo trabalha como Professor Assistente de Literatura Hispano-Americana e Brasileira na Universidade de Boston. Foi Professor Visitante Assistente convidado de Literatura Brasileira em Harvard (2015). Realizou doutorado em Literatura Hispânica pela Universidade do Texas, Austin, e o pós-doutorado pela USP/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Como cineasta, dirigiu os filmes “O Corpo” (2012) e “Chacal: Proibido Fazer Poesia” (2015), pelo qual recebeu o Prêmio de Mérito Cinematográfico pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA). Como ficcionista, foi um dos vencedores do “Concurso Cultural Caderno 2 – 450 anos de São Paulo” promovido pelo jornal Estadão com o conto “A Carne do Metrô” (2004). 

Ana Candida Carneiro

Ana é uma dramaturga brasileira premiada e publicada. Nascida no estado de São Paulo, imigrou para a Itália aos vinte e dois anos, onde passou grande parte de sua vida e se estabeleceu como dramaturga, antes de se mudar para Boston. Seu trabalho foi apresentado na Itália, França, Alemanha, Suécia, Finlândia, Principado de Mônaco, África do Sul e Estados Unidos, em teatros de relevo como o Piccolo Teatro e o Teatro Nacional de Nice. Recebeu apoio de instituições tais como o Fundo Nacional para Artes dos Estados Unidos, a Fundação Rockefeller, o Teatro Royal Court de Londres e a Bienal de Veneza. Seu trabalho teatral enfoca temas como justiça social, globalização, imigração, choque de culturas, desigualdades entre os gêneros, alterações climáticas, usando linguagens múltiplas e inventadas, registros heterogêneos e gêneros hibridizados, com ênfase na experimentação formal. Sua pesquisa artística a levou-a a colaborar com artistas de outras disciplinas, especialmente compositores. Ela escreve em inglês, português e italiano. Ana também é acadêmica, professora e tradutora, e atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Harvard, no Departamento de Teatro, Dança e Mídia, escrevendo um livro sobre a pedagogia da dramaturgia a ser publicado pela editora Bloomsbury. Ana é também fundadora e diretora artística do Babel Theater Project, uma iniciativa de pesquisa teatral no cruzamento de linguagens, culturas e disciplinas. 

 

MPB ao vivo - Anna Borges (vocal) e Nando Michelin (teclado)

 

Nos vemos lá! Qualquer dúvida, escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Mar
30
6:30 PM18:30

Alexandre Chiavegatto, Yasodara Córdova e Edroaldo Lummertz

Olá pessoal!

O PUB Boston 2018 continua com tudo!

No encontro de março vamos falar sobre Inteligência Artificial. Teremos duas palestras de pesquisadores em IA com diferentes focos: IA em saúde e IA na democracia.

Pedimos que se inscreva até quarta (dia 28) para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é de 6 dólares.

Agenda

PUB Inteligência Artificial

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

Talks:

Alexandre Chiavegatto “Inteligência Artificial em saúde: perspectivas para os próximos anos”

Alexandre é professor no Departamento de Epidemiologia da FSP/na área estatísticas de saúde, orientador dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Global da USP e coordenador de cursos sobre o uso do R para a análise de dados e sobre machine learning em saúde. Em 2015-2016 foi responsável pelo curso online Big Data em Saúde no Brasil da parceria USP-Coursera. É o diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP. Tem experiência em pesquisas na área de saúde pública, com ênfase em estatísticas de saúde.

Yasodara Córdova “Inteligência Artificial: uma possível revolução na democracia”

Yasodara é ativista, pesquisadora e designer. Atualmente ela é Research Fellow em Harvard Kennedy School, a former fellow no Berkman Klein Center at Harvard University e consultora do Center for Technology and Society (Fundação Getúlio Vargas). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília. Chair do World Wide Web Consortium (W3C), membro do comitê fiscal da Open Knowledge Brasil. Recebeu o prêmio Vladimir Herzog em 2008 e 2009, nas categorias internet e analfabetismo cultural, respectivamente. Pesquisa tecnologias na web que possam modificar perspectivas e dar início à processos e iniciativas que que contribuam de modo significativo para uma Internet mais aberta, acessível e inovadora.

Edroaldo Lummertz “Biologia de sistemas com resolução cellular: perspectivas para a medicina do futuro”

Edroaldo majored B.Sc in Computer Science, M.Sc in Electrical Engineering and Ph.D in Materials Science and Engineering. In 2012 spent one year at the Wyss Institute at Harvard University, developing nanotherapeutics for breast cancer, systems biology algorithms for stem cell engineering. In 2015 his thesis received nation-wide awards (Aziz Nacib Ab'Sáber CAPES thesis award), in recognition of his work on understanding nanoparticle-cell interactions using computational chemistry and systems biology approaches. He is a post-doc at George Daley’s lab (Boston Children’s Hospital/HMS and James Collins (MIT). His research focuses on developing novel computational platforms for single-cell genomics and systems biology to study complex cellular ecosystems and cell fate transitions, including hematopoietic stem cell differentiation, cell engineering and cancer.

 

 

Nos vemos lá! Qualquer dúvida, escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Feb
23
6:30 PM18:30

Melissanne de Wispelaere e Rafael Polidoro

PRESENTATIONS IN ENGLISH – NETWORKING TO FOLLOW

In a collaborative event of Café des Sciences and PUB-Boston (Pesquisadores e Universitários brasileiros em Boston), we are glad to host two speakers, one of each community, to present their research on "Mosquito-borne illnesses".

Agenda

6.30pm - Reception and Networking

6.45- 8.15pm - Talks and discussion

8.15 - 9pm - Networking

9pm - PUB after meeting at nearby Glass House

 

Speakers

Melissanne de Wispelaere

Melissanne de Wispelaere is an instructor at Harvard medical school and her current research interests involve the development of small molecule inhibitors of Flaviviruses. Melissanne received her PhD at I.N.R.A. - Versailles, under the direction of Mark Tepfer. After completing her Ph.D, she moved to U.S.A and worked as a postdoctoral fellow in A.L.N. Rao’s laboratory at University of California Riverside, where she studied RNA replication and encapsidation in viruses of the Bromoviridae family. From 2008 until 2011, Melissanne worked in Priscilla Yang’s Harvard medical School laboratory and investigated dengue virus interactions with its host, in particular through the utilization of host targeted small molecules inhibitors. In 2012, Melissanne moved back to France and developed projects on Japanese encephalitis virus at the Institut Pasteur.

Melissane will discuss Small molecules inhibitors of flaviviruses.

 

 

Rafael Polidoro

Rafael Polidoro worked two years as a postdoctoral fellow in the Lieberman lab (Harvard Medical School) conducting research on how γδ T cells recognize and eliminate malaria parasites inside red blood cells. Rafael is currently at the Brennan Lab using CRISPR to study how different transcription factors determine the fate of human unconventional T cells. Rafael majored B.Sc, M.Sc and Ph.D in Biochemistry and Immunology at the Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil), where he spent 10 years developing and studying the use of recombinant virus vaccines against parasitic infections (toxoplasmosis and Chagas disease). Within those 10 years, he received 12 honors and awards for his work and was invited to spend one year of his PhD at Harvard School of Public Health. Since then, Rafael participated in seven high quality scientific publications. Rafael is also the cofounder of Clube de Ciências Brasil, a nonprofit organization that promotes and develops scientific interest in young high school students. Rafael will present his work on “γδ T lymphocytes recognize and kill blood stage Plasmodium falciparum malaria”.

 

 

Please, register today to get your spot. Seats are limited!

 

We are looking forward to seeing you at the meeting!

 

Sincerely,

PUB-Boston and Café des Sciences

View Event →
Jan
26
6:30 PM18:30

Isabel Opice e Diogo de Sant' Ana

Olá!

Estamos iniciando com tudo as atividades de 2018 para o PUB-Boston!

Neste encontro de janeiro, começamos já com uma edição especial: o PUB-Gov. Teremos a participação de dois jovens incríveis que trabalharam na administração pública com projetos bem bacanas.

Pedimos que se inscreva até quarta (dia 24) para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é de 6 dólares.

Agenda

PUB-Gov: Como o trabalho na administração pública ajuda a entender melhor o Brasil.

6.30pm - Recepção e Networking

7.00pm - Talks

8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas

Talks:

Isabel Opice, "Parcerias no Governo do Estado de São Paulo"

Isabel cursa o mestrado em políticas públicas com foco em desenvolvimento internacional na Harvard Kennedy School of Government. Graduada em economia pelo Insper e mestre na mesma pela FEA. Trabalhou no Instituto Ayrton Senna por um ano como analista e depois por dois anos como assessora na Subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. No governo, participou de projetos envolvendo parcerias com o setor privado, sobretudo na área social. 

 

Diogo de Sant' Ana, "A experiência de trabalhar na Presidência da República" 

Diogo é mestrando em administração pública (MC-MPA) na Harvard Kennedy School of Government. Graduado em Direito e Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Trabalhou 12 anos na administração pública com experiências nos três níveis de governo, no legislativo e no executivo. Entre 2008 e 2015 trabalhou na Presidência da República do Brasil tendo sido Secretário-Executivo da Secretaria Geral da Presidência nos anos de 2013 e 2014. 

Nos vemos lá! Qualquer dúvida, escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com

Abraços,

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Dec
1
5:30 PM17:30

Baobab Flowers Documentary Exhibition followed by Q&A with Director Gabriela Watson

Avant-première exhibition of Baobab Flowers - an evocative and touching documentary that explores education inequality as a global issue in black communities – followed by Q&A with the Director, Gabriela Watson. 
Rodrigo Lopes de Barros (Boston University) will moderate the discussion.

About Gabriela Watson Aurazo, film Director

Gabriela is a filmmaker, producer and educator who uses media to create awareness and inspire social change. Her independent work is focused on social issues related to Afro-Brazilian identity, Afro-Latino Culture, African Diaspora and education. Her first documentary “Nosotros, Afroperuanos” (We, Afro-Peruvians) was screened in more than ten countries. Her current project "Baobab Flowers" (Flores de Baobá) is starting in the festival circuit and won the Audience Award for Favorite Documentary Short at BlackStar Film Festival 2017. Gabrielaholds a MFA in Film and Media Arts from Temple University.

About Baobab Flowers

Baobab Flowers is a documentary featuring two teachers, Nyanza Bandele in Philadelphia, US and Priscila Dias in Sao Paulo, Brazil, who challenge the public educational system while trying to promote Black ancestry in the classroom.

Baobab Flowers, Brazil/ USA, 45 min., HD
Synopsis: A documentary that explores education inequality as a global issue in black communities. Merging poetic and observational style, filmmaker Gabriela Watson Aurazo bridges the lives of teachers from two different countries—Nyanza Bandele in Philadelphia, United States, and Priscila Dias in São Paulo, Brazil. The film shows the similarities between black women as mothers and educators, the impact of poorly performing schools in the black community, and the struggle to achieve equality in education.

Film's website: www.baobabflowersfilm.com

Fan page: facebook.com/baobabflowers

Português:

Flores de Baobá, Brasil/ EUA, 45 min, HD

Flores de Baobá é um documentário sobre a desigualdade no acesso à educação em comunidades negras dentro de uma perspectiva global. O filme mescla linguagem poética e observacional ao acompanhar a trajetória de duas educadoras: Nyanza Bandele, na Filadélfia e Priscila Dias, em São Paulo. A cineasta, GabrielaWatson Aurazo realiza uma jornada a fim de estabelecer conexões entre as comunidades negras da Diáspora Africana no Brasil e Estados Unidos. Sob uma perspectiva feminina, o documentário pretende abordar as semelhanças entre as mulheres negras e a luta de cada local para alcançar a igualdade na educação.

Por que comunidades periféricas apresentam uma enorme desigualdade ao acesso a educação de qualidade? Como a escola pode valorizar nossa ancestralidade africana? Qual é a importância das mulheres negras como educadoras em nossas comunidades? São algumas das questões exploradas em Flores de Baobá.

 

Site do filme: www.baobabflowersfilm.com

Fan page do filme: facebook.com/baobabflowers

View Event →
Nov
17
6:30 PM18:30

Larissa Spinelli, Bruno Medeiros e Stephani Saverio

Olá pessoal,

Convidamos a todos para participar do do PUB-Boston na próxima sexta-feira, dia 17 de Novembro!

O evento desta semana será patrocinado pelo Aché Laboratórios e a programação está imperdível!

Atenção: As palestras começarão mais cedo do que o habitual para garantir o nosso networking no próprio CIC. Confira nossa agenda:

  • 6:30pm – Meet and Greet
  • 6:40pm – Larissa Spinelli (Boston University):
    • Formação de Opinião em circuitos fechados
  • 7:05pm – Bruno Medeiros (Harvard University):
    • Licuri, jerivá, pati, ariri: o que as palmeiras do Brasil e os insetos que as rodeiam nos ensinam sobre evolução?
  • 7:30pm – Short break
  • 7:35pm – Stephani Saverio (Aché Laboratórios):
    • O novo ciclo estratégico do Aché: a inovação como motor fundamental para transformar a empresa.
  • 8pm às 9pm – Networking no próprio Venture Café do CIC

Nos vemos sexta-feira, até lá!

View Event →
Oct
20
6:30 PM18:30

Rodrigo Bandeira de Mello e Felipe Seligman

 

Olá pessoal,

Convidamos a todos a participar do próximo encontro do PUB-Boston.

A programação está imperdível! Temos na agenda o professor Rodrigo de Mello falando sobre estratégias corporativas e como as empresas se relacionam com o governo. Também, Felipe Seligman, jornalista e empreendedor, que contará sobre a iniciativa do JOTA, startup especializada em informações das instituições públicas brasileiras, com o foco na judicialização da política, assuntos legais e regulatórios.

Pedimos que se inscreva até quarta para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é de 6 dólares.

Agenda:

Rodrigo Bandeira de Mello | Além da corrupção: Como as empresas desenvolvem estratégias de relacionamento com o governo?

Rodrigo Bandeira de Mello é Professor de Estratégia e Gestão na Girard School of Business do Merrimack College em Massachusetts. Rodrigo também é professor visitante no programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da Fundacao Getulio Vargas em São Paulo e professor convidado nas universidades de Paris-Dauphine e Lyon III na França. Rodrigo foi pesquisador visitante no MIT entre 2014 e 2015. Suas pesquisas concentram-se na relação entre empresas e governo e seus efeitos na organização, estratégia e performance das empresas.

Felipe Seligman | Empreendedorismo em tempos de transformação: a crise e necessidade de reinvenção dos meios de comunicação

Felipe Seligman é jornalista e empreendedor. Começou sua carreira na Agência Inter Press Service, onde trabalhou em Brasília e Nova York. No fim de 2006, passou a integrar a equipe da Folha de S. Paulo, na Sucursal de Brasília, tornando-se o setorista do jornal no Supremo Tribunal Federal. Por uma série de matérias sobre a impunidade dos políticos com prerrogativa de foro, ganhou os prêmios de Excelência da Sociedad Interamericana de Prensa e o Esso de Melhor Contribuição de 2013. Naquele ano, deixou o jornal para empreender. Em 2014, fundou o JOTA, startup especializada em informações das instituições públicas brasileiras, com o foco na judicialização da política, assuntos legais e regulatórios. Atualmente, Felipe é o COO da empresa, mora em Boston e cursa o programa de Executive MBA do MIT.

Inscreva-se o quanto antes para podermos planejar os comes e bebes.

Até lá!

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Sep
29
6:30 PM18:30

Brazilian Free Spirit Film Festival

Olá!

O PUB-Boston fará o encontro de Setembro juntamente com a Boston University na abertura do Brazilian Free Spirit Film Festival, no dia 29 de Setembro.

Não perca a abertura com talk de Guilherme Whitaker, curador da mostra.

Neste festival de 3 dias (Set 29 e Out 1-2), serão exibidos mais de 10 filmes brasileiros, com cineastas veteranos como Júlio Bressane e novos nomes do cinema independente como Valentina Homem e Arthur Tuoto. No Brazil, os filmes foram exibidos no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Niterói, e Boston será a última etapa deste festival internacional.

Todos os filmes terão legendas em inglês. Os filmes foram produzidos em 2015 e 2016 e a maioria será estreia nos EUA. Esta é uma oportunidade incomum de assistir ao mais recente cinema independente brasileiro.

Veja o cartaz e o horário completo do festival no poster.

Nos vemos lá,

Rodrigo Barros (Boston University) e Comissão Organizadora PUB-Boston

 

*** Convite em inglês ***

Dear Colleagues,

I am writing to invite you to the "Brazilian Free Spirit Film Festival" at Boston University on Sept. 29, Oct. 2 and 3 starting at 6:30pm each day.

It is the last leg of "Mostra do Filme Livre 2017", the largest independent film festival in Brazil, which hold screenings in Rio, São Paulo, Belo Horizonte and Niterói.

On Sept. 29, the opening night, the festival will take place together with the monthly meeting of the Brazilian Association of Researchers in Boston (PUB-Boston). During the 3-day event, we will show a total of 10 films from Brazilian veterans like Júlio Bressane to new names of Brazilian independent cinema such as Valentina Homem and Arthur Tuoto.

All films will have English subtitles. Films were produced in 2015 and 2016 and some are US premieres. This is an uncommon opportunity to watch the latest of Brazilian independent cinema.

Opening night will have the presence of Guilherme Whitaker, festival curator."

View Event →
Aug
25
6:30 PM18:30

João Silveira e Silvia H. Koller

 

Olá pessoal,

Convidamos a todos a participar do próximo encontro do PUB-Boston.

Criatividade em alta! O encontro será sobre Arte e Ciência: ideias que se conversam. Inspirados? Teremos as apresentações imperdíveis de Joao Silveira (Harvard) e mais. Veja mais informações sobre a agenda e faça a sua inscrição hoje aqui.

Pedimos que se inscreva até quarta para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é de 6 dólares.

Agenda:

João Silveira | Além da estética: expressões da arte na ciencia e impressões da ciência na arte

João Silveira é arte-cientista residente do Le Laboratoire – Cambridge e Harvard Research Fellow (SEAS), onde pesquisa sobre a relação entre arte e ciência. É graduado em farmácia pela UFSC, mestre e doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ). João é sapateador e coreógrafo e realizou mais de 4000 apresentações em diversos países. Fundou do Projeto ArteCiência e Coordena o Pint of Science Rio de Janeiro.

Silvia H. Koller | Um modelo conceitual integrativo da dinâmica da violência sexual contra crianças

Silvia é visiting scholar na Harvard Graduate School of Education e na Harvard T.H. Chan School of Public Health, CAPES. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Honorária da Universidade de Chiclayo, Peru e da Universidade Autónoma de Peru; Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua desde 1994, e Professora Associada na North-West University, Vanderbijlpark, África do Sul. 

Até lá!

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Jul
28
6:30 PM18:30

Renata Moretti e Ruy De Deus

 

Olá,

Convidamos todos para um encontro do PUB-Boston especial, discutiremos o ensino de ciências nas escolas. Como transmitir a ciência na fronteira do conhecimento nas escolas? Venha bater um papo e conhecer o trabalho da Renata Moretti, educadora em ciências, ela está montando um documentário sobre esse desafio!

Também teremos a apresentação de Ruy de Deus sobre o impacto das recentes políticas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda adotadas no Brasil. O que acontece com os estudantes quando terminam o curso?

O encontro começa às 6.30pm com uma recepção e as palestras iniciam às 7pm. Na estação Kendall Sq da linha vermelha, no CIC, Venture Cafe, 1 Broadway.

Confira a agenda abaixo. Pedimos que se inscreva o quanto antes para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é 6 dólares.

Renata Moretti, Os desafios do ensino em evolução biológica nas escolas brasileiras.

Renata é pós doutoranda no Organismic and Evolutionary Biology Department, na Harvard University, com a intenção de compreender e desenvolver os meios mais efetivos de ampliar o ensino de Evolução no Brasil. É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP, onde também obteve os títulos de Mestrado e Doutorado em Ciências, pelo Instituto de Biociências.

Educadora há quase 20 anos, acumula vasta experiência em espaços formais e não formais de Ensino, destacando a autoria de livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental II e de Biologia para o Ensino Médio, a coordenação as seções Vida e Sociedade do Catavento Cultural e Educacional (SP), e a consultoria de Ciências e Biologia da Escola Internacional Boa Vida, em Luanda, Angola.

 

Ruy De Deus, Quando o limite já não é o diploma: o ProUni, seus egressos e o mercado de trabalho.

Ruy é pós-doutorando da USP e pesquisador na Harvard Graduate School of Education (BEPE-FAPESP). Doutor em educação pela USP, tendo participado de período de estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education - onde trabalhou especificamente com desigualdade no ensino superior. Trabalhou em sua tese de doutorado pesquisando o impacto das recentes políticas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda adotadas no Brasil.

 

Nos vemos lá!

View Event →
Jun
30
6:30 PM18:30

Rachel Freire e Diego Coutinho

 

Confira a agenda do PUB-Boston de Junho, o encontro está imperdível. Teremos palestras de Diego Coutinho - Columbia Univ. - e Rachel Freire - Harvard, com temas super quentes: hashtag edição genética, medicina de precisão, glúten e doença celíaca.

Também queremos saber mais sobre você e sua pesquisa e preparamos um questionário com a inscrição. Obrigada por participar!

O encontro começa às 6.30pm com uma recepção e as palestras iniciam às 7pm. Na estação Kendall Sq da linha vermelha, no CIC, Venture Cafe, 1 Broadway.

Pedimos que se inscreva o quanto antes para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é 6 dólares.

Apresentações:

Rachel Freire | Podemos comer glúten? Efeitos do glúten na obesidade e aspectos imunológicos e genéticos da doença celíaca

Pós-doutoranda no MassGeneral Hospital (MGH/Harvard Medical School, EUA). Nutricionista graduada em 2005, possui mestrado em Ciências de Alimentos e (2009) e doutorado em Bioquímica e Imunologia (2015), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente pesquisa sobre os efeitos do glúten na obesidade e sobre aspectos imunológicos e genéticos da doença celíaca. Foi nutricionista e coordenadora da equipe de Terapia Nutricional na Obesidade Grave do grupo de Cirurgia Bariátrica (HC/UFMG), de 2007 a 2014. Foi professora assistente da Faculdade Pitágoras em Belo Horizonte, onde também atuou como supervisora de estágio. Lecionou módulos em cursos de pós-graduação lato sensu. Atuou como nutricionista clínica em consultório por 10 anos. Atua em diversas áreas da nutrição, principalmente nas áreas de nutrição clínica, bioquímica nutricional, obesidade e doença celíaca.

 

Diego Coutinho | Edição genética em SMD: Da modelagem da doença à elaboração de protocolos pré-clínicos em medicina de precisão.

Diego é graduado em Ciências Biológicas pela UNESA (2012), mestre em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) (2015) e doutorando pelo mesmo programa de pós-graduação. Atualmente vem desenvolvendo seu projeto de pesquisa no Columbia University Medical Center, em Nova York, onde atua como Pesquisador Visitante. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Oncologia Molecular, Genômica Tumoral e Edição Genética. Diego é Fellow da Rede de Talentos do SciBr (2016).

 

Nos vemos lá! Qualquer dúvida escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com

Comissão Organizadora PUB-Boston

View Event →
Jun
2
6:30 PM18:30

João Seixas de Medeiros e Deborah Schechtman

PUB-Boston SciBr Fellows

Quer saber mais sobre ondas do mar como fonte de energia? Quer entender como as células respondem a estímulos e como fica essa resposta celular no câncer? Venha bater um papo e conhecer o trabalho de João Medeiros e Deborah Schechtman! Os dois fazem parte da Rede de Talentos da SciBr Foundation e falarão sobre suas pesquisas no MIT e Yale.

O encontro começa às 6.30pm com uma recepção e as palestras iniciam às 7pm.

Confira a agenda abaixo. Pedimos que se inscreva o quanto antes para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é 6 dólares.

João Seixas de Medeiros - Os desafios de extração da energia de ondas do mar

João é doutorando no MIT. João se formou em Engenharia Naval e Oceânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e foi aluno de graduação sanduíche do Ciência sem Fronteiras no MIT, retornando em 2015 para pós-graduação. Sua tese de mestrado trata do projeto de um dispositivo para extração de energia das ondas utilizando um giroscópio, além de um modelo numérico para quantificar essa extração. Atualmente João trabalha com a criação de um modelo determinístico completo para a evolução de ondas no mar, além de sua geração em tanques experimentais. João é Fellow da Rede de Talentos da SciBr Foundation (2016).

Deborah Schechtman - Como as células sentem e reagem às mudanças do seuambiente

Deborah é professora visitante na Yale School of Medicine, no Departmento de Neurologia, e também profa. Associada do Instituto de Química, Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Medica (Biomedicina) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Imunologia pelo Weizmann Institute Of Science. Pós doutorado na Universidade de Stanford. Foi Jovem Pesquisadora (FAPESP) do Instituto do Coração (InCor/ HCFMUSP) no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e celular atuando principalmente nos seguintes temas: transdução de sinal, proteômica, desenho racional de moduladores farmacológicos e anticorpos conformacionais. Deborah é Fellow da Rede de Talentos da SciBr Foundation (2016).

 

Nos vemos lá!

Comissão Organizadora do PUB-Boston

View Event →
Apr
28
6:30 PM18:30

Ana Lopes, Marcia Fournier e Vitor Pamplona

 

No PUB-Boston de Abril, teremos um painel sobre empreendedorismo e exemplos de empreendedores e start ups aqui em Boston que transformaram o conhecimento científico em negócio. O encontro começa às 6.30pm com uma recepção e as palestras iniciam às 7pm. O acesso é fácil, na estação Kendall Sq da linha vermelha, no CIC, Venture Cafe 5o Andar. Confira a programação abaixo.

Agenda:

Ana Lopes - O que é empreendedorismo e empreendedorismo nos EUA

Marcia Fournier - Exemplo de empreendedorismo "Homebrew" nos EUA

Vitor Pamplona - Da tese para o lucro: exemplo de empreendedorismo acadêmico

Cada palestrante falará 10 minutos sobre o tema e lições aprendidas. E abriremos as perguntas.

Pedimos que se inscreva o quanto antes para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é 6 dólares.

Nos vemos lá!

Comissão Organizadora PUB-Boston

View Event →
Mar
31
6:30 PM18:30

Suzana Fong, Karin Vivanco e Maria del Mar Bassa Vanrell

 

No encontro do PUB-Boston de março, teremos pela primeira vez um PUB dedicado à Linguística,a ciência que estuda a lógica e a estrutura das línguas. Curioso para saber mais sobre o tema? Venha bater um papo e conhecer o trabalho de três linguistas apaixonadas por essa ciência!

O encontro começa às 6.30pm com uma recepção e as palestras iniciam às 7pm.

Confira a agenda abaixo. Pedimos que se inscreva o quanto antes (até quarta-feira por gentileza) para que possamos planejar os comes e bebes. A entrada no evento é gratuita, somente pedimos uma contribuição em forma de doação para que possamos cobrir esses custos. A sugestão é 6 dólares.

1o PUB-Linguística, A lógica e a estrutura das línguas

Introdução: O que é linguística

Suzana Fong - Sintaxe: Um exemplo de análise sintática: hiperalçamento

Suzana está doutorando no MIT. Bacharela em português e lingüística pela USP e mestra em lingüística pela USP também. Seu foco de pesquisa é a gramática gerativa. Mais precisamente, procura compreender como as diferentes e variadas propriedades das línguas humanas podem ser explicadas por princípios universais e por regras que variam de maneira bastante limitada. Interessa-se atualmente por caso, concordância, orações não-finitas e dependências à longa distância entre orações.

Karin Vivanco - Sintaxe e Línguas Indígenas: Orações subordinadas e a formação de perguntas

Karin é doutoranda em Linguística pela USP. Atualmente é aluna visitante visitante do MIT 2016-2017 pelo programa BEPE/FAPESP. Seus estudos concentram-se nas áreas de sintaxe e descrição e análise de línguas indígenas. Karin trabalha desde 2007 com a descrição da gramática da língua Karitiana, falada no estado de Rondônia, Brasil.

Maria del Mar Bassa Vanrell - Semântica: Língua, tempo, e espaço.

Mar é aluna de último ano de doutorado em linguística da Universidade do Texas em Austin com parceria de pesquisa na Harvard University. Durante a pós-graduação, também foi aluna visitante dos Departamentos de Linguística no MIT (2014-2015) e na USP (2015-2016). A especialização dela é na área de semântica e pragmática comparativa entre diversas línguas (como germânicas e neolatinas), o que estuda o significado das palavras e como elas se compõem gerando várias interpretações que, por sua vez, mudam segundo o contexto e o que não é explicitamente falado, com o objetivo de tentar entender melhor a lógica geral atrás da linguagem humana. Mais em concreto, ela investiga como falamos sobre relações de tempo e espaço. Anteriormente, ela cursou a graduação em letras e linguística do inglês na Universidade das Ilhas Baleares (Palma de Mallorca, Espanha, a cidade natal dela) com intercâmbio de estudos na UT Austin e na Queen Mary University of London.

Nos vemos lá!

Comissão Organizadora PUB-Boston

View Event →
Feb
24
6:30 PM18:30

Eduardo Goes Neves e Andrea Margit

Friday, February 24 2017

6:30 PM - 8:30 PM EST

Cambridge Innovation Center (map)

Olá pessoal,

No encontro do PUB-Boston de 24/fev, teremos dois talks a respeito de diferentes aspectos da Amazônia: pesquisa arqueológica, antropologia, meio-ambiente e urbanização. Confira a agenda abaixo e garanta sua inscrição.

Eduardo Goes Neves "Estradas Antigas e Mitos Modernos: A Arqueologia do Acre e a Crise Socioambiental na Amazônia Contemporânea"

Eduardo é Professor Titular do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Professor Visitante CAPES-Harvard no Departamento de Antropologia de Harvard; graduado em História pela FFLCH-USP, Doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana, Trabalha há mais de 25 anos com pesquisas arqueológicas na Amazônia brasileira, tem publicações no Brasil e exterior.

Andrea Margit "Urbanização da Amazônia: imaginários em disputa"

Andrea estuda desenho, risco e resiliência da urbanização na Graduate School of Design de Harvard. Há quinze anos se dedica a reconectar as pessoas com o ambiente, sempre buscando avaliar criticamente as ações humanas e suas possibilidades. Mestre em administração na FGV-SP, outro em ciências da informação na Universidade de Paris II, e bacharelado em Jornalismo e História. Atualmente, pesquisa a urbanização da Amazônia.

O encontro começa às 6.30pm com uma recepção, e as apresentações às 7pm.

Onde: CIC, 1 Broadway, Kendall Square

Data: 24 de fevereiro, sexta-feira

Considere contribuir, precisamos de doações para o evento para cobrir os custos dos comes e bebes e espaço (para termos coxinhas e guaraná para o encontro!). Sugestao: 6 dolares.

Nos vemos lá!

Comissão Organizadora do PUB-Boston

 

Nota: A sala do encontro é a Havana - diferente dos encontros anteriores, também no 5o Andar.

View Event →
Jan
27
6:30 PM18:30

Bruna Paulsen e Mariana Guimarães

Friday January 27 2017

6:30 PM - 8:30 PM EST

Cambridge Innovation Center (map)

Prezados amigos,

O primeiro encontro PUB-Boston do ano está chegando! Teremos apresentações de duas pesquisadoras, Bruna Paulsen e Mariana Guimarães, que encaram desafios em diferentes campos do conhecimento. Confira a agenda abaixo e garanta seu ingresso.


CRISPR e células-tronco: Editando o genoma e (re)programando células para a modelagem de transtornos mentais. Bruna Paulsen é pós-doutoranda na Harvard Medical School/Boston Children's Hospital e trabalha com otimização da técnica de CRISPR, aplicada para células-tronco, e desenvolve um protocolo para diferenciação dessas células em microglia. Bruna é graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) na UFRJ. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase no estudo de células-tronco embrionárias, células-tronco de pluripotência induzida (iPS), modelagem de doenças, diferenciação neural e, mais recentemente, edição genômica através do sistema CRISPR/Cas9. Atua também em Divulgação Científica, com textos, vídeos e livro publicado para o grande público, além de ser uma das co-fundadoras do Clubes de Ciência Brasil.

Drenagem Urbana em Áreas Ambientalmente Sensíveis. Cidade Informal e Áreas de Proteção Ambiental: lições de uma abordagem transdisciplinar. Mariana Pereira Guimarães é mestranda em Planejamento Urbano na Harvard Graduate School of Design. Mariana graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na USP, onde está finalizando o mestrado em Recursos Hídricos. Mariana desenvolveu parte de seu mestrado na Universidade de Yale, através do programa The International Fox Fellowship. Atua principalmente nos seguintes temas: águas urbanas, ecologia urbana, inundações urbanas, planejamento urbano, infraestrutura verde de drenagem, saneamento, modelagem hidrodinâmica e análise multiobjetivo.


O encontro começa às 6.30pm, e as apresentações às 7pm.

Registrem-se aqui: https://www.picatic.com/event14847910172227

Esperamos vocês lá!

Considere contribuir e doar para o evento, para cobrir os custos dos comes e bebes e espaço.

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID.

NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas.

NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Dec
16
6:30 PM18:30

Lightning Talks de Dezembro 2016

Encontro multidisciplinar de pesquisadores

Friday December 16 2016 6:30 PM - 8:30 PM

O próximo PUB Boston acontecerá nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, 6.30pm no CIC.

Teremos palestras no formato lightning talks, ou seja, 5 minutos de palestra + 5 minutos para discussão.

6h30 – 7h30
HAPPY HOUR e CONFRATERNIZAÇÃO

7h30 – 8h30
LIGHTNING PRESENTATIONS

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável! Sugestões de valores:

10$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
24$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
42$ para os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)

Confira a programação e inscreva-se!

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID.

NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas.

NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

Registrem-se aqui: https://www.picatic.com/event14816363366917

View Event →
Oct
22
9:00 AM09:00

Renato Lima e Fernando Bizzarro

Friday October 28 2016 6:30 PM - 9:00 PM

Cambridge Innovation Center - CIC / Havana Room - 5th Floor (map)

Prezados amigos,

Nossa próxima reunião será dia 28 de outubro (sexta-feira), no Cambridge Innovation Center - CIC,  às 6.30pm. O encontro inicia-se com uma recepção e as apresentações começam às 7pm.

Confira a programação e inscreva-se já:

Petrobras: entre inovação e corrupção. Renato Lima de Oliveira. Renato é jornalista (UFPE), mestre em Estudos da América Latina (University of Illinois at Urbana-Champaign) e doutorando em ciência política (MIT). Ele pesquisa políticas industriais e de inovação ligadas ao setor energético, com pesquisa de campo no Brasil, México e Malásia. Além de experiência de trabalho e pesquisa no Brasil, no México Renato trabalhou no Ministério da Energia durante o processo de implementação da reforma energética e foi visiting scholar na Asia School of Business em Kuala Lumpur (MY).

As múltiplas dimensões do desenvolvimento democrático brasileiro.Fernando Bizzarro. Fernando é mestre em Ciência Política pela UNICAMP e pela Universidade de Notre Dame, e doutorando em Ciência Política na Universidade Harvard. Fernando é também pesquisador assistente no projeto Variedades da Democracia (http://v-dem.net). Suas pesquisas versam sobre a natureza, as causas, e as consequências das instituições políticas, em especial dos partidos e dos regimes, no Brasil e internacionalmente.

Registrem-se aqui: https://www.picatic.com/event14769015789015

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID.

NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas.

NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

 

 

 

 

View Event →
Sep
30
4:00 PM16:00

Sidney Chalhoub e Roberto Lobo

Friday, September 30, 2016

6:30 PM - 8:30 PM

Cambridge Innovation Center (map)

Prezados amigos,

Nossa próxima reunião será dia 30 de setembro (sexta-feira), no Cambridge Innovation Center - CIC, às 6.30pm. O encontro inicia-se com uma recepção e as apresentações começam às 7pm.

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável.

Confira a programação e inscreva-se já:

Tráfico de escravos e corrupção na formação do Estado brasileiro (1822-1850). Sidney Chalhoub. Sidney é graduado em história pela Lawrence University (USA). Possui mestrado pela UFF e doutorado pela UNICAMP, ambos em História. Foi professor titular da UNICAMP até junho de 2015 e hoje é professor de História do Department of African and African American Studies, na Harvard University. Publicou diversas obras importantes, entre elas: Cidade febril: Cortiços e Epidemias na Corte Imperial, em 1996 e A força da Escravidão: Ilegalidade e Costume no Brasil Oitocentista, em 2012.

Evolução do Ensino Superior Brasileiro. Roberto Lobo. Possui 50 artigos internacionais publicados nas áreas de física e educação, 15 capítulos de livros e mais de 100 artigos em jornais. Recebeu 43 prêmios até hoje. Entre eles o de doutor Honoris Causa pela Purdue University. Roberto possui também experiência internacional em comitês científicos como, por exemplo, presidente do Comitê Cientifico do projeto ALFA Europa-América Latina, e em órgãos internacionais de cooperação e financiamento como o Projeto Columbus.

Registrem-se aqui: https://www.picatic.com/event14745920895287

Esperamos vocês lá!

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID. NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas. NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Jan
24
1:00 PM13:00

Ana Moreira e Cristiano Barbosa

Prezados amigos,

Nossa próxima reunião será dia 29 de janeiro (sexta-feira), no Cambridge Innovation Center - CIC, às 6.30pm. O encontro inicia-se com uma recepção e as apresentações começam às 7pm.

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável se puder. Sugestões de valores:

  1. 10$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
  2. 24$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
  3. 42$ para os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)

Confira a programação e inscreva-se já:

Riscos e agravos à saúde do trabalhador em centrais de triagem de materiais recicláveis.
Ana Maria Manieiro Moreira
. Médica, Doutoranda do Programa de Saúde Pública pela FSP/USP, em período sanduíche na UMass-Boston.

A compreensão teológica católica do ser humano como a unidade corpo-alma e o desafio das antropologias cristãs contemporâneas: do debate ao diálogo.
Cristiano Borro Barbosa.
 Psicólogo, Doutorando em teologia pelo Boston College e Padre na igreja Santo Antonio em Cambridge.

Esperamos vocês lá!

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID. NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas. NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Dec
11
6:30 PM18:30

Alexandre Calandrini, George Sobrinho, Getulio Junior e Cristina Rosa

6:30pm – Recepção

7:00pm – Alexandre Calandrini. Utilizando tecnologia móvel para melhorar o tratamento de longo prazo de pacientes de transplante de rim.

7:10pm – George Sobrinho. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde para crianças de comunidades rurais.

7:20pm – Getulio Junior. TBD

7:30pm – Cristina Rosa. As marcas da estetica africana nas artes e na cultura Brasileira.

8:00pm – Encerramento

O link para a inscrição: https://www.picatic.com/event14495243530823836https://www.picatic.com/event14495243530823836

Abraços e até lá

View Event →
Nov
20
6:00 PM18:00

Leo Burd e Rafael Alcadipani

  • Cambridge Innovation Center, Venture Café (map)
  • Google Calendar ICS

6.30 Recepção e networking

7.00 Iniciam-se as apresentações

Leo Burd - Pesquisador no MIT Media Lab, desenvolve tecnologias que impactam profundamente o aprendizado e as ações sociais. Graduado em Ciências da Computação pelo ITA, mestrado na Unicamp e doutorado pelo MIT Media Lab em desenvolvimento de tecnologias para empoderamento social.

Título: Tecnologia e educação para uma sociedade mais democrática e criativa

Rafael Alcadipani - Visiting Scholar no Boston College. Professor Adjunto da Escola de Administração de Empresas de São da Fundacao Getulio Vargas, Bolsista de Produtividade do CNPq e PhD em Business Administration pela Manchester Business School (Reino Unido). É especialista em cultura e poder nas organizações e utiliza a metodologia etnográfica. 

Título - Trabalho Policial no Brasil: O Cotidiano da Polícia Civil Brasileira

Baseado em um estudo etnográfico de três anos em uma das maiores Polícias Civis do Brasil, que contemplou desde o Distrito de bairro até divisões especializadas em investigação de homicídios e sequestro, nesta apresentação irei discutir as condições de trabalho e o cotidiano de policiais civis brasileiros. Tentarei responder a pergunta: quais as dificuldades de se esclarecer crimes no Brasil?

Registrem-se aqui: https://www.picatic.com/event14473374138006059 

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável se você puder. Sugestões de valores:

  • 10$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
  • 24$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
  • 42$ para os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)

Esperamos vocês lá!

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID. NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas. NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Ana Lúcia Tourinho e Merav Opher
Oct
23
6:30 PM18:30

Ana Lúcia Tourinho e Merav Opher

Prezados amigos,

A próxima reunião do PUBBoston será sexta-feira, dia 23 de Outubro, no Venture Cafe (5th Floor, Cambridge Innovation Center, 1 Broadway St, Cambridge MA 02142). A recepção dos participantes acontece a partir das 6:30PM e as palestras iniciam-se às 7:00PM.

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável se voce puder. Sugestões de valores:

10$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
24$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
42$ para os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)
Confira a programação e inscreva-se!

https://www.picatic.com/event14448682053403184

Descobrindo a nossa casa na galáxia, a heliosfera.

Merav Opher - Professora Associada na Boston University

Entre as árvores: os ramos que se ligam no estudo dos aracnídeos.

Ana Lucia Tourinho - Pós-doutora no Museum of Comparative Zoology e

Department of Organismic and Evolutionary Biology na Universidade Harvard

Terms & Conditions

NOTA 1: Somente sera autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID. NOTA 2: Cada formulario deve ser preenchido por uma so pessoa. A ocupacao maxima e de 100 pessoas. NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Marcelo Coelho e Fernanda de Negri
Sep
25
6:30 PM18:30

Marcelo Coelho e Fernanda de Negri

Estão abertas as inscrições para a reunião de setembro do PUB. Neste encontro, temos uma agenda super bacana com apresentações do artista Marcelo Coelho e da diretora do IPEA Fernanda de Negri, confira no anexo.

Agenda:

18:30 – Recepção
19:00 – Talks

Marcelo Coelho – Designing Crowd Interactions

Artista, com formação em Computational Arts e doutorado em Media Arts and Science pelo MIT. Seu trabalho é imerso em materiais programáveis e fabricação de tecnologias digitais para produtos, instalações e experiência de multidão. Explorando diversos processos, materiais e escalas; seu trabalho tem resultados no limite entre a matéria e a informação, com intuito fundamental de engrandecer as formas que interagimos e comunicamos entre nós. Suas criações foram exibidas internacionalmente em lugares como Ars Electronica, The Corcoran Gallery of Art, Tel Aviv Museum of Art, Design Miami/, The Creators Project, Riflemaker Gallery, Johnson Trading Gallery, MIT Museum e Waddesdon Manor.

Fernanda de Negri – Gargalos do Sistema de Inovação Brasileiro

Diretora do Instituto de Pesquisas Econômicas aplicadas (IPEA), pesquisadora visitante no MIT-IPC (Industrial Performance Center), doutora em Economia pela Unicamp. Foi chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia e assessora econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi diretora-adjunta de Estudos Setoriais (Diset) do Ipea entre 2009 e 2010. Tem artigos publicados nas áreas de comércio exterior, investimento estrangeiro e inovação tecnológica. Tem três livros publicados, um dos quais é o resultado da dissertação de mestrado Desempenho Comercial das Empresas Estrangeiras no Brasil na Década de 90, pela qual recebeu o Prêmio BNDES de Economia. Atua na área de economia, com ênfase em comércio internacional e inovação tecnológica.

Inscrições e doações: https://www.picatic.com/event14424303691174625

Esperamos todos lá!
Comissão Organizadora do PUBBoston

View Event →
Daniel Schultz, Pedro Santana e Marina Beltrami Moreira
Aug
28
6:30 PM18:30

Daniel Schultz, Pedro Santana e Marina Beltrami Moreira

Prezados amigos

Como vocês sabem, o evento é gratuito, mas considere colaborar para manter a rede ativa e sustentável se voce puder. Sugestões de valores:

10$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
24$ para custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
42$ para os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)
Confira a programação e inscreva-se!

7:00PM – “Evolução de mecanismos de resistência a antibióticos”

Daniel Schultz

Formado em engenharia eletrônica pelo ITA em 2001, Daniel iniciou-se na pesquisa básica com um projeto em química quântica no Instituto de Física da UNICAMP. Realizou seu doutorado em biofísica teórica na Universidade da Califórnia em San Diego, inicialmente desenvolvendo modelos estocásticos de redes genéticas. Posteriormente foi introduzido à biologia ao aplicar modelos matemáticos no estudo de redes genéticas em bactérias que processam informações sobre o ambiente e governam as decisões da célula. Já como post-doc, passou meio ano na Universidade de Tel Aviv em Israel, e atualmente está no departamento de Biologia de Sistemas na Escola de Medicina de Harvard, onde se iniciou nos métodos experimentais. Estuda como a evolução molda os mecanismos de resistência a antibióticos em bactérias de modo a satisfazer os requerimentos necessários à sobrevivência da célula.

7:30PM - "Towards Risk-Aware, Resilient Autonomous Systems”
 
Pedro Santana

Pedro é aluno de doutorado no departmento de aeronáutica e astronáutica do MIT sob a supervisão do Prof. Brian Williams. Sua pesquisa em robótica inclui planajemanto temporal sob incerteza e com garantias de corretude; fusão sensorial robusta; e aprendizagem automática de modelos híbridos. Antes de vir ao MIT, Pedro recebeu seu B.Sc. em engenharia mecatrônica pela Universidade de Brasília e seu M.Sc. em engenharia elétrica pela mesma universidade.
 
8:00PM – “De Médica a Cientista e de volta para o começo: aventuras na Medicina Translacional”
 
Marina Beltrami Moreira
 
Marina graduou-se em Medicina em 2010 e defendeu o Doutorado em Cardiologia em 2012 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de pesquisas epidemiológicas e clínicas em hipertensão arterial, com especial interesse na análise do fundo de olho para avaliaçaão de risco cardiovascular. Realizou 3 anos de pesquisa pós-doutoral na area de biologia vascular no laboratório do Dr. Peter Libby no Brigham and Women’s Hospital/Harvard Medical School.

View Event →
Jul
31
6:30 PM18:30

Claudio Toledo e Juliana Porto

Na próxima sexta-feira, dia 31 de Julho, teremos o encontro do PUB-Boston.

A reunião promete uma grande ótima oportunidade de ouvir pesquisadores de ponta, conhecer pessoas, aumentar seu ‘networking’, e se descontrair num local bacana com comes e bebes brasileiros! E depois vamos pra um bar continuar o bate-papo. Vai ser demais! Esperamos você lá!

Quem puder colaborar para nos ajudar a cobrir os custos da reunião e, com isso, manter a rede ativa e sustentável, basta fazer uma doação no link abaixo.

Data: 31/julho, sexta-feira

Horário: 18:30h

Local: CIC – Cambridge Innovation Center

PALESTRAS:

 Claudio Fabiano Motta Toledo - Planejamento de Rotas para Veículos Aéreos Não Tripulados com Alocação de Risco

Claudio é Professor do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e Professor visitante do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory do MIT.

Juliana Antola Porto - Why you should care about other people’s kids: a Importância do desenvolvimento na Primeira Infância.

Juliana é Neuropediatra de Porto Alegre-RS, Mestre em Neurociências pela PUC-RS. Foi Visiting Scholar no Programa de Mind, Brain and Education da Harvard Graduate School of Education, Research Scientist at McGovern Institute for Brain Research at Massachusetts Institute of Technology e é membro da Comunidade científica do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).  Atualmente é doutoranda em Neurociências na PUCRS, em período sanduíche no Laboratório de Ciências Cognitivas do Departamento de Medicina do Desenvolvimento, Boston Childrens Hospital/ Harvard Medical School.

Para nos ajudar a cobrir os custos da reunião e, com isso, manter a rede ativa e sustentável, basta fazer uma doação. A doação para o PUBBoston é voluntária, ou seja, não é obrigatória para participar das reuniões.

Sugestões de valores:

  • 6$ cobre os custos dos comes e bebes (1 reunião)
  • 10$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
  • 24$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
  • 42$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID.

NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas.

NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →
Jun
26
6:30 PM18:30

Rogerio Vivaldi, Guilherme Lichand e Fernanda Jordani

Na próxima sexta-feira, dia 26 de Junho, teremos o encontro do PUBBoston. A reunião será uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento, conhecer pesquisadores e empreendedores, aumentar seu ‘networking’ e descontrair.

PALESTRAS

Guilherme Lichand - “Telefone celular, infraestrutura de pesquisa e a seca no Ceará”

Um dos principais inovadores do Brasil com menos de 35 anos e inovador social de 2014, segundo a MIT Technology Review, Guilherme é socio-fundador da MGov Brasil e doutorando em Economia Política e Governo pela Harvard University.

Rogerio Vivaldi - “Transformando Vidas “Raras” no Brasil e no Mundo”

Dr Rogerio Vivaldi graduou-se em medicina pela UNIRIO, fez residência em endocrinologia pela UERJ e especialização no Hospital Mount Sinai em Nova Iorque. Obteve seu MBA pela CPPEAD, RJ. Foi o primeiro Médico brasileiro a tratar a doença de Gaucher, liderou a aprovação de mais que 15 drogas órfãs em mais de 20 países. Foi CEO da Minerva Neurosciences , liderou a divisão de doenças raras da Genzyme. Atualmente é Diretor Comercial da Spark Therapeutics, uma empresa líder no campo da terapia genética, buscando transformar a vida dos pacientes de maneira efetiva e eficaz.

Fernanda Jordani - Human Centered Design, com tudo e todos em mente

“Fernanda é graduada e pós-graduada em Design pela Faap (SP). Atualmente faz seu doutorado em Design Inclusivo no Depto. de Oftalmologia/ Ciências Visuais da Unifesp, onde é co-fundadora do Lab MedHacker. Em Boston, atua como designer e fellow no Institute for Human Centered Design. Sua pesquisa busca implementar princípios do design universal para melhorar a qualidade de vida de pacientes com baixa visão.

Para nos ajudar a cobrir os custos da reunião e, com isso, manter a rede ativa e sustentável, basta fazer uma doação. A doação para o PUBBoston é voluntária,ou seja, não é obrigatória para participar das reuniões.

Sugestões de valores:

  • 6$ cobre os custos dos comes e bebes (1 reunião)
  • 10$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (1 reunião)
  • 24$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (3 reuniões)
  • 42$ cobre os custos dos comes, bebes e espaço do CIC (6 reuniões)

NOTA 1: Somente será autorizada a entrada de participantes confirmados e mediante apresentação de ID.
NOTA 2: Cada formulário deve ser preenchido por uma só pessoa. A ocupação máxima é de 100 pessoas.
NOTA 3: Caso necessite cancelar sua presença, envie um email asap para eventos.pesquisadores@gmail.com

View Event →